terça-feira, maio 05, 2015

A natureza humana.

*
"Terrível condição do homem! Não há uma de suas felicidades que não provenha de uma ignorância qualquer". 
*
" Os avarentos não creem numa vida futura, o presente é tudo pra eles. Essa reflexão lança uma luz horrível sobre a época atual, onde, mais que em qualquer outro tempo, o dinheiro domina as leis, a polícia e os costumes".
*
"Só a inocência é capaz de tais ousadias, Instruída, a virtude calcula tanto quanto o vício".
*
"Todo poder humano é uma mistura de paciência e de tempo. As criaturas poderosas querem - e velam. A vida do avarento é um constante exercício da potência humana colocada a serviço da personalidade. Ele só se apóia em dois sentimentos: o amor-próprio e o interesse; mas , como o interesse é de certo modo o amor-próprio sólido e bem compreendido, a comprovação permanente de uma superioridade real, o amor-próprio e o interesse são duas partes de um mesmo todo, o egoísmo. Daí vem, talvez, a prodigiosa curiosidade que despertam os avarentos habilmente postos em cena. Cada indivíduo está ligado por um fio àquelas personagens que ofendem a todos os sentimentos humanos, resumindo-os todos. Onde está o homem sem desejo, e que desejo social se resolverá sem dinheiro?".
*
"Oh, quem terá compreendido bem o cordeiro pacificamente deitado aos pés de Deus, o mais tocante símbolo de todas as vítimas terrestres, o futuro delas - enfim, a dor e a fraqueza glorificadas? Esse cordeiro, o avarento o deixa engordar, ceva-o, mata-o, assa-o, come-o e despreza-o. O alimento dos avaros se compõe de dinheiro e desdém".
*
 "O infortúnio gera a igualdade. A mulher tem em comum com o anjo o fato de os seres desgraçados lhe pertencem".
*
"... habituado, pelos costumes de paris, pela própria Anete, a tudo calcular, já velho sob a máscara de moço".
*
"Enquanto um homem estiver no ministério, adorem-no; se ele cair, ajudem a carregá-lo para o lixo. Poderoso, ele é uma espécie de deus; destruído, fica abaixo de Marat no seu esgoto, pois está vivo e Marat morreu. A vida é uma sequência de combinações, e é preciso estudá-las, acompanhá-las, para a chegar a manter-se sempre em boa posição".
*
"Em qualquer situação, as mulheres têm mais causas de sofrimento que o homem, e padecem mais com ele. O homem conta com sua força e o exercício de seu poder: age, mexe-se, trabalha, pensa, abarca o futuro e nele encontra consolos.(...). Mas a mulher fica parada, face a face com o infortúnio do qual nada a distrai, desce ao fundo do abismo que ele abriu, e mede-o e, frequentemente, enche-o com seus suspiros e suas lágrimas".
*
"A lisonja nunca emana das grandes almas: é o apanágio dos espíritos pequenos, que conseguem diminuir-se ainda mais para entrar na esfera vital da pessoa em torno de quem gravitam. A lisonja subtende um interesse".
*


Nenhum comentário: