segunda-feira, janeiro 08, 2007

Transcendência


Coração às vezes parece sepulcro. Tudo abafado ali. E eu aqui pensando em Lázaro... morto, há dias. E Jesus mandou tirar a Pedra. Fedia.

: -Lázaro, vem para fora! E Lázaro veio. Envolto em faixas. Ressucitado...

Pensando no tempo das coisas. Neste ser de travessia que é o homem. E que preciso renascer. Não tenho a pergunta de Nicodemos nos lábios: como é possível nascer de novo? Precisaria o homem retornar ao útero de sua mãe? Nunca tive. E tenho coragem de rolar a pedra. Sentimentos todos às avessas. Abafados. Faz bem não. Antes da Páscoa, monte das oliveiras. Antes dos milagres, Deserto. Ser de travessia bem sabe: morte e ressureição é sempre. Desapego é todo dia.

Mas há tantos discípulos de Jesus, que o são assim sem saber, e isto é o que mais me alegra. Linguagem do amor que transborda em gestos e palavras que expulsam demônios, curam os enfermos, libertam os cativos e chamam de volta a vida o que estava morto. Gente que é pedacinho de céu, que dá vontade de ficar pertinho até para todo sempre. Que sabe olhar para cada um, como cada um carece de ser olhado. E sem professar credo nenhum. Tem fé que gera vida. Gosto de caminhar assim: me encantando dia-a-dia com os pequenos milagres. Neles, minhas Transcendências. Coração vira é jardim do éden. E vou fazendo minhas escolhas. Liberdade de quem é sujeito de sua história. Às vezes é preciso descer aos infernos, outras tantas, viver as tardanças daquilo que se espera, purgar. E muitas vezes, me perder e me reencontrar.

Tenho tanto o que aprender. É gente demais com atitude de fariseu, mil vezes rasga as vestes, porque tudo lhe causa escândalo. Falsidade é tanta, mas não tem disfarce. Trai os olhos e a boca. Tem jeito não.Transbordam sempre do que é cheio o coração. Não adianta se banhar com um carro-pipa de água-benta. Nem comungar duas vezes ao dia. Se a minha experiência do sagrado, seja ela qual for, não me fizer ser mais humano...É que não é experiência, é pseudotranscendência, ilusão, manipulação e idolatria. Se não sei ser para o outro, no amor... é melhor ouvir o profeta Jeremias: Rasguem os vossos corações e não vossas vestes. Chega de encenação. E de superficialidade. Não tenho dúvidas: Há mais sacralidade fora dos templos. No dia-a-dia de gente que é simples de coração. Só quem é assim sabe tornar místico qualquer encontro. E com gente assim é que quero aprender.


*

*

*

Cecília Braga

Nenhum comentário: