sexta-feira, dezembro 22, 2006

Olhar

"Uma libélula rubra.
Tira-lhe as asa:
Uma pimenta".
Kikaku

Eu sei o quis diz dizer Kundera com "o acaso tem desses sortilégios"...
E eu me sinto completamente feliz como a Cecília Meireles.
É que o acaso é sacro.E sua providência é tão divina que me humaniza.

Esse hái-Kái de Kikaku, discípulo favorito de Bachô, foi corrigido pelo seu mestre, a imagem era muito cruel...ficou assim:
"Uma pimenta.
Colocai-lhe asas:
Uma libélula rubra".

Uma simples modificação de termos?!! Não, não! Uma modificação de perspectiva...
Não. Não são pensamento soltos, nem idéias desconexas...é filosofia do Hái-Kái. É que eu acredito "nas pequenas felicidades certas que estão diante de cada janela", e hoje, na companhia de Cecília Meireles, me sinto assim: completamente feliz...é que para mudar de paradigmas eu gosto de colocar a lupa de Yoko Ono e ver aquele YES no teto, como viu John Lennon...SIM, eu acredito também em pensamentos positivos!


Nenhum comentário: